====== Escuta Online e Sussurro de Chamadas ====== Com o uso da **Escuta Online e Sussurro de Chamadas**, você poderá monitorar em tempo real a comunicação dos funcionários com os clientes. A sua conexão será invisível para os participantes do diálogo. Mas, se algo sair errado, você ajudará o funcionário imediatamente — sugerindo as palavras corretas ou lembrando sobre descontos e promoções. Assim, você treina novos funcionários mais rápido e melhora a qualidade geral do atendimento. [[call-monitoring_setup|Como configurar o acesso à Escuta Online e ao Sussurro de Chamadas]] [[call-monitoring-connection|Como sussurrar chamadas]] ==== Por que Monitorar Online a Comunicação dos Funcionários com os Clientes ==== A Escuta Online e o Sussurro de Chamadas serão úteis no treinamento de novos gerentes — você introduz os novos funcionários às chamadas reais mais rapidamente, sem risco de perder a confiança dos clientes. Os funcionários ouvirão seus comentários e poderão corrigir seus erros diretamente na ligação. Você também poderá ouvir funcionários mais experientes negociando com grandes clientes. ==== Funcionalidades ==== **Na PABX em Nuvem você pode ver todas as chamadas ativas da empresa.** Na aba **Sussurro de Chamadas**, são exibidos o horário de início e a duração de cada chamada. O ícone de fones de ouvido à direita mostra que você pode se conectar a esta chamada. Aqui você também verá a origem da chamada — de saída ou entrante. Para chamadas entrantes, é possível identificar de onde exatamente o cliente ligou. {{:online-listening_9.png?nolink}} **Nem o cliente nem o funcionário perceberão que a conversa está sendo monitorada.** Não haverá sinal sonoro ao conectar ou desconectar. **Quando uma chamada é sussurrada, apenas o funcionário ouvirá você** — o cliente não terá ideia de que alguém mais está participando. **Apenas um monitor pode se juntar à chamada.** Ao tentar entrar em uma chamada já monitorada, o segundo ouvirá bipes curtos. **A gravação da chamada inclui também a voz do monitor** — assim é possível ouvir não só a comunicação com o cliente, mas também os comentários do colega que entrou na chamada. **O acesso à escuta e ao sussurro é configurável.** É possível definir regras gerais para administradores e gerentes, além de regras específicas para determinados funcionários — eles verão apenas as categorias de chamadas ativas às quais podem se conectar. **Chamadas de funcionários com bloqueio de escuta não aparecem** na aba **Sussurro de Chamadas**. Isso pode ser, por exemplo, o CEO ou o contador. Mesmo que o monitor tente se conectar "às cegas" (discando o comando e o ramal corretamente), ouvirá apenas bipes curtos. Qualquer chamada transferida para um funcionário com bloqueio também desaparecerá da tabela de chamadas ativas. O monitor não controla a chamada — ele não pode colocá-la em espera, encerrar para todos os participantes ou transferi-la. Essa chamada é considerada de terceiros para o monitor e não aparece no histórico dele. Ela estará disponível apenas no histórico do administrador e do funcionário que falou diretamente com o cliente. ==== Dicas para o Sussurro de Chamadas ==== **Avise os funcionários de que você pretende sussurrar em suas chamadas.** Explique que eles não devem responder aos seus comentários para não confundir o cliente. Ao sussurrar, não faça perguntas — apenas forneça respostas prontas. Com novatos, use frases que possam ser repetidas imediatamente ao cliente. **Combine como o funcionário pedirá ajuda ao monitor durante a chamada.** Eles podem dizer ao cliente: "Um momento, vou verificar o status", "Vou confirmar como implementamos isso agora", etc. Depois dessa frase, o monitor entenderá que o novato está pronto para ouvir. **Incentive o funcionário novato a convidar o monitor.** Para pedir ajuda, o novato pode colocar a chamada do cliente em espera, ligar rapidamente para o gerente e, quando ele se conectar, tirar o cliente da espera e continuar a conversa. **Sussurre durante as pausas na conversa.** Escute o cliente até o fim para não perder detalhes. Mesmo que o funcionário responda incorretamente, espere até ele parar de falar para então explicar o erro. Assim, o funcionário pode dizer: "Verifiquei a informação — agora funciona de outra forma, peço desculpas", e dar a resposta correta ao cliente.