====== Conectando Números de Outros Operadores ====== Se você possui um número de outro operador e não está pronto para abri-lo mão, pode conectá-lo à Cloud PBX. Vamos discutir as opções de conexão. ==== 1. Encaminhamento de Chamadas de Números Antigos para Números da Cloud PBX ==== Esse método já está ultrapassado, mas se o seu operador atual não puder fornecer um número baseado em SIP, o encaminhamento de chamadas continua sendo a única maneira de conectar seu número à Cloud PBX. Na sua conta do operador, configure o encaminhamento de chamadas para um dos números da Cloud PBX e as chamadas começarão a chegar ao nosso sistema. A desvantagem desse método é que você terá que pagar pelo encaminhamento de chamadas ao seu operador antigo. ==== 2. Conectando Números Usando a Tecnologia SIP ==== A maioria dos operadores permite conectar números usando a tecnologia SIP. Esse método tem as seguintes vantagens: * Você mantém o seu número de telefone, que é usado em publicidade (é possível fazer chamadas de saída desses números pela Cloud PBX). * Você não precisará pagar pelo encaminhamento de chamadas. === Como Conectar um Número SIP Externo com Registro? === 1. Vá em **Mais** — **Números de outros operadores**. {{:sip_numbers_1.png?nolink&800|}} Se o seu operador forneceu login SIP, senha e endereço do servidor, escolha **Registros SIP**. Se o operador não forneceu essas informações, mas pode encaminhar chamadas para um SIP URI, escolha **Encaminhamento de número para endereço SIP**. 2. Vá em **Registros SIP**. Clique em **Adicionar registro SIP**. {{:sip_numbers_2.png?nolink|}} 3. Insira todos os parâmetros fornecidos pelo seu operador na janela pop-up. {{:sip_numbers_3.png?nolink&450|}} 4. Clique em **Adicionar**. O sistema tentará registrar o número. Se os dados estiverem incorretos, você verá um erro de registro — reconfigure-o. Se tudo estiver correto, você receberá uma mensagem indicando o registro bem-sucedido. {{:sip_numbers_8.png?nolink&800|}} Há também uma seção chamada "Para chamadas recebidas, o número A é esperado no formato E.164". Trata-se de uma informação técnica, e na maioria dos casos não é necessário alterar nada aqui. Se o seu operador não trabalhar no padrão E.164, você pode configurar a conversão aqui. 5. Você encontrará os números conectados na seção [[numbers|Números]]. Se você ativou chamadas de saída de números externos, o número também aparecerá na seção **[[aon|Números de saída]]**, permitindo uma gestão mais flexível. === Como Encaminhar um Número Externo para SIP? === Se o seu operador não oferecer suporte a registro SIP, mas tiver a função de encaminhamento SIP, você poderá utilizá-la. 1. Vá em **Mais** — **Encaminhamento de número para endereço SIP**. Clique em **Adicionar encaminhamento de chamada**. {{:sip_numbers_5.png?nolink|}} 2. Insira um número de telefone e copie o SIP URI obtido. {{:sip_numbers_6.png?nolink&450|}} 3. Clique em **Adicionar** para salvar as configurações. {{:sip_numbers_7.png?nolink&800|}} Ao conectar o número, é necessário garantir que o operador não restrinja a conexão à rede: 49.13.241.32/27. Se o operador solicitar os endereços de onde ocorrerá a conexão, é necessário fornecer essa rede. ==== 3. Caso Seu Operador Não Forneça SIP Nem Encaminhamento ==== Você pode configurar um gateway VoIP especial que permitirá obter um número SIP e registrá-lo na Cloud PBX. ==== Quanto Custa Conectar Números SIP Externos? ==== O recurso é fornecido sem custo adicional. Você pode conectar até 30 números externos. Para aumentar o limite, entre em contato com o suporte.