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====== Telefones de Mesa ======
Além de usar um [[softphone|softphone]] no seu computador ou smartphone, você e seus funcionários podem fazer e receber chamadas através de telefones de mesa.
A Cloud PBX é compatível com modelos de todos os principais fabricantes de equipamentos SIP, como AudioCodes, Yealink, Grandstream, Cisco/Linksys, D-Link, Panasonic, Escene, Aastra, Fanvil, Eltex e outros. Você pode configurar um telefone SIP ou conectar seus antigos telefones analógicos à Cloud PBX utilizando um gateway VoIP.
Nas configurações do equipamento SIP, é necessário ativar a opção *keep-alive* ou reduzir o tempo de registro para 180 (o padrão geralmente é 3600).
===== Obtendo Servidor SIP, Login e Senha =====
Esses parâmetros são especificados [[users|ao criar um funcionário]]. Aqui está um exemplo:
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Neste exemplo:
* Login: (digite o que vem antes de @).
* Senha: Se uma senha SIP estiver configurada, use-a. Caso contrário, digite a senha normal.
* Servidor: O endereço da sua Cloud PBX no formato .
Se você já criou um funcionário, mas não se lembra da senha dele, só é possível alterá-la editando o perfil do funcionário. Se você alterar uma senha já usada em algum dispositivo (por exemplo, em um softphone), o softphone deixará de funcionar e exigirá uma nova senha. Tenha cuidado ao alterar senhas.
===== Configuração do Gateway VoIP =====
Você também pode conectar telefones analógicos utilizando gateways VoIP. A configuração das portas do gateway VoIP é semelhante à configuração dos telefones SIP.
===== Funcionalidades Extras =====
Todos os telefones IP suportam toda a funcionalidade da Cloud PBX, incluindo transferência de chamadas e chamadas em espera. Chamadas recebidas e efetuadas por meio de telefones IP e analógicos são gravadas quando a opção **Gravação de chamadas** está ativada.
Todos os dispositivos conectados a um funcionário podem funcionar **em paralelo**. Por exemplo, você configura o encaminhamento de chamadas para um celular e também registra um telefone de mesa e um softphone; uma chamada recebida irá tocar **simultaneamente** no celular, no telefone de mesa e no softphone. Isso é muito conveniente, pois o funcionário pode atender em qualquer dispositivo disponível. Além disso, durante a chamada, é possível facilmente [[call_flip|transferi-la para outro dispositivo]] sem que o cliente perceba — basta pressionar * (asterisco).
===== Ajustes Finos =====
* **No equipamento SIP**. As opções STUN, NAT Traversal e servidor proxy devem estar desativadas.
* **No roteador**. A opção SIP ALG deve estar desativada.
* **Codecs**. Se possível, especifique a prioridade de uso: PCMA (G711a, G711 a-law), PCMU (G711u, G711 u-law), G729, tamanho do pacote RTP (tempo de empacotamento) 20 ms.
Também é necessário:
* Garantir a troca de tráfego para a sub-rede 49.13.241.32/27.
* Permitir portas TCP (80, 443, 8080, 5060, 5061) e portas UDP (5060, 10000-65535).