====== Unificação do PABX móvel ====== Se a sua empresa possui várias filiais que utilizam sistemas PABX móvel separados com seus próprios funcionários, departamentos e estatísticas independentes, você pode conectá-los todos em uma rede telefônica unificada com um único plano de numeração. Todos os funcionários de todas as filiais poderão se ligar entre si utilizando números internos (curtos) gratuitamente. Você terá a opção de transferir chamadas de clientes tanto para funcionários dentro do seu PABX quanto para funcionários de todos os PABX conectados. ==== Como Conectar PABXs? ==== 1. Vá em **Mais** — **Filiais** — **Conectar outros PABXs**. {{::trunk_1.png?nolink|}} 2. Clique em **Adicionar PABX**. {{::trunk_2.png?nolink|}} 3. Insira as informações necessárias: * **Nome**. É o nome do PABX que você deseja adicionar. Para conveniência, você pode inserir o nome da filial ou da cidade. * **Domínio**. O endereço do PABX móvel que você deseja conectar. * **Chave de autorização**. Clique em **Criar nova** e copie a chave. Você precisará dela em breve. Clique em **Conectar**. {{::trunk_3.png?nolink&400|}} 4. Vá até o PABX móvel que você deseja adicionar. Adicione os dados do seu primeiro PABX móvel da mesma forma. Insira a chave de autorização que você criou anteriormente para o primeiro PABX. Clique em **Conectar**. {{::trunk_4.png?nolink&400|}} 5. Se tudo foi feito corretamente, seus sistemas PABX móvel trocarão listas de funcionários e departamentos junto com seus números curtos. Na interface de ambos os sistemas PABX móvel, o status mudará para **Conectado**. Clique em **Salvar**. {{::trunk_5.png?nolink|}} Agora você pode fazer e transferir chamadas utilizando os números curtos (ramais) entre os sistemas PABX móvel. Tais chamadas aparecerão em **Histórico** na aba **Chamadas internas** e poderão ser ouvidas. Na coluna **Chamou quem**, o nome da filial à qual o gerente pertence será exibido entre parênteses. {{::other_pbx_user_18.png?nolink&600|}} ==== Conflito de Números Internos ==== Se ambos os PABXs foram inicialmente criados de forma independente, existe a possibilidade de sobreposição de números internos. Isso não impedirá a conexão dos PABXs, mas funcionários com números sobrepostos não serão acessíveis a partir do outro PABX. Durante o processo de conexão, aparecerá a seguinte mensagem de aviso: {{::trunk_6.png?nolink&400|}} O número de ramais sobrepostos será exibido nas propriedades da conexão. {{::trunk_7.png?nolink|}} Para garantir que as chamadas sejam completadas, você precisa ir até as configurações do respectivo funcionário (ou departamento) e alterar o número do ramal. ==== Recursos da Sincronização de PABX ==== Após a unificação dos sistemas PABX móvel, um **processo de sincronização automática** será iniciado. Cada PABX precisa estar ciente das mudanças no outro para rotear corretamente as chamadas para os funcionários. Se as configurações estiverem corretas, a sincronização de dados ocorrerá automaticamente entre os PABXs móveis conectados. Isso acontecerá sempre que você alterar os ramais de funcionários, departamentos ou salas de conferência. Se a sincronização automática não ocorrer, você verá um botão **Sincronizar** nas configurações de conexão do outro PABX. Clique nele para realizar a sincronização manual. {{::trunk_8.png?nolink&350|}} Se um administrador do outro PABX móvel não realizar a sincronização após suas alterações, você mesmo poderá fazê-la, visualizando a solicitação de sincronização na lista de conexões. {{::trunk_9.png?nolink|}} Se o outro PABX móvel estiver conectado não apenas ao seu, mas também a um terceiro PABX móvel, podem surgir cenários mais complexos de interseção de números internos. Evite conflitos de números internos em todos os PABXs móveis conectados. Certifique-se de gerenciar e alocar cuidadosamente os números internos para prevenir conflitos. ====Leia também==== Mais configurações para funcionários de outros PABXs conectados à PABX Virtual estão descritas no artigo [[other_pbx_user|Funcionários de diferentes PABXs]]: * como configurar um departamento com funcionários de diferentes PABXs, * como adicionar um Atendente ou Secretário-Funcionário de outro PABX, * como adicionar um funcionário de outro PABX ao URA (IVR), * como atribuir o encaminhamento de chamadas a um funcionário de outro PABX se as chamadas para o departamento não forem atendidas por muito tempo.