Monitoramento de Filas

Quando uma empresa recebe muitas chamadas ao mesmo tempo, é importante para o gestor entender se há funcionários suficientes na linha para processar todo o fluxo de chamadas recebidas. Para isso, no Monitoramento de Filas você pode acompanhar todas as chamadas atuais (ativas, em fila, em espera, em URA), bem como a ocupação dos funcionários e a qualidade do processamento das chamadas.

O Monitoramento de Filas ajuda a detectar problemas no processamento das chamadas tanto no nível da empresa quanto no nível de funcionários individuais e, se necessário, fazer ajustes na rota da chamada ou designar funcionários adicionais para departamentos sobrecarregados.

Instruções de configuração do monitoramento

Funcionalidades de Monitoramento

I. Veja o Panorama Geral das Chamadas de Hoje

A seção Para hoje exibe dados resumidos de todas as chamadas do dia atual (de 00:00 a 23:59). Cada métrica responde às principais perguntas do gestor:

II. Acompanhe o que Está Acontecendo com suas Chamadas Agora

Se você não estiver satisfeito com os resultados das chamadas de hoje, descubra o que exatamente está errado — basta um olhar na seção Agora para entender:

Não é necessário recarregar a página para obter os dados — as métricas são atualizadas automaticamente a cada segundo.

III. Verifique os Detalhes de Cada Departamento e Funcionário

Usando a seção Chamadas por departamentos e funcionários, você pode entender de onde veio o problema no processamento das chamadas e como resolvê-lo da melhor forma.

1. Se o Funcionário Está Disponível para Chamadas no Momento

Na tabela Funcionários, você pode ver para cada funcionário se ele está ao telefone naquele momento ou não. Se estiver, com quem e há quanto tempo.

Para saber mais sobre como acessar a escuta online e o sussurro de chamadas e como usar esse recurso, leia o artigo Escuta Online e Sussurro de Chamadas.

2. Quais Funcionários Atendem Chamadas com Mais Frequência Hoje

Você pode comparar funcionários na aba Para hoje. Aqui você vê para cada gestor:

Quais Departamentos Têm Dificuldade em Gerenciar o Fluxo de Chamadas

A carga de chamadas recebidas de cada departamento muda não apenas a cada dia, mas também a cada hora, e nem sempre é previsível. Mas, com o monitoramento constante das filas, você pode redistribuir a carga de forma equilibrada entre os departamentos e processar chamadas de maneira eficiente durante os períodos de pico, mesmo com uma equipe pequena.

Como Ativar e Configurar o Monitoramento

Para instruções detalhadas sobre como ativar e configurar o monitoramento, bem como sobre como as métricas de eficiência de chamadas são calculadas, veja o artigo.