Monitoramento de Filas

Quando uma empresa recebe muitas chamadas simultaneamente, é importante que o gestor entenda se há funcionários suficientes disponíveis para atender a todo o fluxo de chamadas recebidas. Para isso, no Monitoramento de Filas, você pode acompanhar todas as chamadas atuais (ativas, na fila, em espera, no IVR), além da ocupação dos funcionários e a qualidade do atendimento das chamadas. O Monitoramento de Filas ajuda a identificar problemas no atendimento das chamadas tanto no nível da empresa quanto no nível individual dos funcionários e, se necessário, ajustar a rota das chamadas ou atribuir funcionários adicionais a departamentos sobrecarregados.

Instruções para configurar o monitoramento

Recursos de Monitoramento

I. Veja a Visão Geral das Chamadas do Dia

A seção Para hoje exibe os dados resumidos de todas as chamadas do dia atual (das 00:00 às 23:59). Cada métrica responde a questões-chave para o gestor:

II. Monitore o Status das Chamadas em Tempo Real

Se os resultados das chamadas do dia não forem satisfatórios, descubra o que está errado — basta um olhar na seção Agora para entender:

Não é necessário atualizar a página para visualizar os dados das chamadas — as métricas da página de monitoramento são atualizadas automaticamente a cada segundo.

III. Verifique Detalhes por Departamento e Funcionário

Na seção Chamadas por departamentos e funcionários, você pode identificar a origem dos problemas no atendimento das chamadas e encontrar a melhor solução.

1. O Funcionário Está Disponível para Chamadas Neste Momento?

Na tabela Funcionários, você pode verificar se cada funcionário está em uma chamada no momento. Caso esteja, você pode ver com quem está falando e há quanto tempo.

Para saber mais sobre como acessar a escuta online e o sussurro de chamadas, leia o artigo Escuta Online e Sussurro de Chamadas.

2. Quais Funcionários Atendem Mais Chamadas no Dia?

Na aba Para hoje, você pode comparar o desempenho dos funcionários. Para cada gestor, é possível visualizar:

Quais Departamentos Têm Dificuldade em Gerenciar o Fluxo de Chamadas?

A carga de chamadas recebidas por cada departamento muda ao longo do dia e pode ser imprevisível. Porém, com um monitoramento contínuo das filas de chamadas, é possível redistribuir a carga de trabalho entre os departamentos e garantir um atendimento eficiente mesmo durante períodos de pico, mesmo com uma equipe reduzida.

Como Ativar e Configurar o Monitoramento

Para instruções detalhadas sobre como ativar e configurar o monitoramento, bem como sobre o cálculo das métricas de eficiência de chamadas, consulte o artigo.