Telefones de Mesa

Além de usar um softphone no seu computador ou smartphone, você e seus funcionários podem fazer e receber chamadas através de telefones de mesa.

A Cloud PBX é compatível com modelos de todos os principais fabricantes de equipamentos SIP, como AudioCodes, Yealink, Grandstream, Cisco/Linksys, D-Link, Panasonic, Escene, Aastra, Fanvil, Eltex e outros. Você pode configurar um telefone SIP ou conectar seus antigos telefones analógicos à Cloud PBX utilizando um gateway VoIP.

Atenção

Nas configurações do equipamento SIP, é necessário ativar a opção *keep-alive* ou reduzir o tempo de registro para 180 (o padrão geralmente é 3600).

Esses parâmetros são especificados ao criar um funcionário. Aqui está um exemplo:

Neste exemplo:

  • Login: jsmith (digite o que vem antes de @).
  • Senha: Se uma senha SIP estiver configurada, use-a. Caso contrário, digite a senha normal.
  • Servidor: O endereço da sua Cloud PBX no formato company.cloud-pbx.io.

Atenção

Se você já criou um funcionário, mas não se lembra da senha dele, só é possível alterá-la editando o perfil do funcionário. Se você alterar uma senha já usada em algum dispositivo (por exemplo, em um softphone), o softphone deixará de funcionar e exigirá uma nova senha. Tenha cuidado ao alterar senhas.

Você também pode conectar telefones analógicos utilizando gateways VoIP. A configuração das portas do gateway VoIP é semelhante à configuração dos telefones SIP.

Todos os telefones IP suportam toda a funcionalidade da Cloud PBX, incluindo transferência de chamadas e chamadas em espera. Chamadas recebidas e efetuadas por meio de telefones IP e analógicos são gravadas quando a opção Gravação de chamadas está ativada.

Todos os dispositivos conectados a um funcionário podem funcionar em paralelo. Por exemplo, você configura o encaminhamento de chamadas para um celular e também registra um telefone de mesa e um softphone; uma chamada recebida irá tocar simultaneamente no celular, no telefone de mesa e no softphone. Isso é muito conveniente, pois o funcionário pode atender em qualquer dispositivo disponível. Além disso, durante a chamada, é possível facilmente transferi-la para outro dispositivo sem que o cliente perceba — basta pressionar * (asterisco).

  • No equipamento SIP. As opções STUN, NAT Traversal e servidor proxy devem estar desativadas.
  • No roteador. A opção SIP ALG deve estar desativada.
  • Codecs. Se possível, especifique a prioridade de uso: PCMA (G711a, G711 a-law), PCMU (G711u, G711 u-law), G729, tamanho do pacote RTP (tempo de empacotamento) 20 ms.

Também é necessário:

  • Garantir a troca de tráfego para a sub-rede 49.13.241.32/27.
  • Permitir portas TCP (80, 443, 8080, 5060, 5061) e portas UDP (5060, 10000-65535).